Centro de Apoio
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FAQ

Dúvidas gerais

  • Onde posso fazer a cotação e contratar um seguro para o meu veículo?

    Você pode cotar com a Apure através do (11)3567-9222 de segunda a sexta das 9hs às 17:30hs.
    Caso preferir, mande um e-mail para contato@apure.com.br

  • Com quais seguradoras a Apure trabalha?

    São diversas parcerias com seguradoras de primeira linha do mercado. Algumas permitem melhor e mais vantajosas negociações. Caso tenha uma seguradora de sua preferência, não deixe de cotar com a Apure. Independente da seguradora, conseguiremos um bom negócio para você.

  • Como deve ser a contratação de um seguro que meu filho irá utilizar?

    Independente de quem for o condutor, o seguro deve ser sempre contratado em seu nome. Ao preencher o Questionário de Avaliação de Risco, deve-se indicar o filho como principal condutor do veículo.

  • Preciso saber o valor exato do meu carro na hora da contratação do Seguro?

    É necessário saber o valor aproximado do veículo. O valor acompanha o preço médio, obtido por meio da Tabela Fipe, elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (USP). Se contratado por um valor determinado para o carro, o valor fixado no ato da contratação não sofre alteração até o término do contrato.

  • Para que serve o Fator de Ajuste?

    O Fator de Ajuste serve para ajustar o valor de mercado do veículo às suas características particulares, tais como o estado de conservação e diferenças regionais, por exemplo.

  • Para que é utilizado o Questionário de Avaliação de Risco?

    O Questionário de Avaliação de Risco é utilizado para avaliação em caso de sinistro e serve para calcular o valor do prêmio. Este questionário deve ser respondido com total sinceridade, pois qualquer divergência das informações poderá acarretar no não pagamento da indenização.

  • A partir de que momento meu veículo está segurado?

    O seguro passa a ter cobertura às 24 horas da data do início da vigência. A seguradora, porém, tem um prazo de 15 dias para analisar o risco e aceitar ou recusar uma proposta. Neste período o veículo estará coberto pela Seguradora.

Sinistro

  • O que é regulação de sinistro?

    É o período de verificação dos prejuízos decorrentes do sinistro, de acordo com a cobertura contratada. Só com o resultado desta etapa, poderemos saber o valor da indenização.

  • Qual a diferença entre uma indenização integral e parcial?

    A indenização integral acontece quando um carro não pode ser consertado e/ou não mantiver suas características estruturais de segurança, definidas pelo fabricante, ou quando as despesas relativas ao conserto forem iguais ou superiores a 75% do Limite Máximo de Indenização.

    Já a indenização parcial ocorre quando o custo para reparação do veículo não ultrapassa 75% do Limite Máximo de Indenização.

  • Ao consertar meu carro, posso escolher a oficina?

    Sim, você tem total liberdade para escolher a oficina de sua confiança. Mas, também oferecemos uma rede de Oficinas Parceiras.

    Além de qualidade e garantias melhores do que o padrão de mercado, as Oficinas Parceiras oferecem desconto de 25% no valor da franquia do seguro e parcelamento em até 3x sem juros.

  • Em quanto tempo eu recebo minha indenização?

    Após a entrega de todos os documentos solicitados, a seguradora terá um prazo máximo de 30 dias para fazer o pagamento da indenização. No caso de dúvida fundada e justificável, a seguradora poderá solicitar novos documentos, e nesta situação a contagem de tempo será suspensa e reiniciada após a entrega dos novos documentos.

  • Ao receber uma indenização integral, minha apólice será cancelada?

    Sim, porque neste caso você poderá comprar um veículo novo e, assim, deverá contratar um novo seguro. Teremos prazer em renovar esse seguro.

  • Preciso apresentar boletim de ocorrência em todos os sinistros?

    Só em casos de furto, roubo ou em casos de acidentes com vítimas. No entanto, por questões de segurança, é aconselhável fazer um Boletim de Ocorrência em todos os acidentes que envolvam terceiros, independente da sua responsabilidade.

  • Se envolver meu veículo em um sinistro, tenho quanto tempo para avisar a Seguradora?

    Você tem até um ano para avisar o sinistro. Mas o ideal é que este aviso seja realizado assim que possível, principalmente em casos que envolvam terceiros, independente da sua responsabilidade.

DÚVIDAS QUANTO AO MEU SEGURO

  • Posso alterar as coberturas contratadas do meu seguro?

    Sim. Qualquer alteração feita na apólice deve ser feita por intermédio da Apure, desde que não tenha sido utilizado o seguro.

  • Como faço para renovar o meu Seguro?

    As renovações podem ser efetuadas através do (11)3567-9222 de segunda a sexta das 9hs às 17:30hs. Caso preferir, você pode mandar um e-mail para contato@apure.com.br

  • As coberturas incluem inundação ou alagamento?

    Ao contratar a cobertura Compreensiva ou a de Indenização Integral, seu veículo estará coberto automaticamente contra inundação, alagamento e fenômenos da natureza.

  • Meu veículo está coberto em caso de depredação, pichação e demais vandalismos?

    Não. Nenhum seguro cobre ações de vandalismo.

  • Todos os dias almoço em casa e estaciono meu carro em frente à minha residência, mas declarei no Questionário de Avaliação de Risco, que ele fica guardado em garagem e/ou estacionamento. Caso o carro seja roubado nesse período, a cobertura é prejudicada?

    Sim. Você deverá guardar o seu veículo na garagem da residência, conforme informado na apólice, mesmo que seja por um período pequeno.

  • Troquei meu carro e ainda tenho o seguro em vigência. Como devo proceder para alterar seguro para o novo carro?

    Ligue para a Apure através do (11)3567-9222 de segunda a sexta das 9hs às 17:30hs e informe o seu novo carro.
    O nome deste processo de mudança de dados é ENDOSSO (veja as perguntas frequentes referentes ao endosso).

  • Se eu vender o meu carro, posso transferir o meu Seguro para o novo proprietário?

    Não. O novo proprietário deverá contratar um novo seguro com vigência anual e fazer todos os procedimentos de contratação.

  • Com quem devo falar para alterar dados de minha apólice, tais como endereço e dados pessoais?

    Ligue para a Apure através do (11)3567-9222 de segunda a sexta das 9hs às e informe o seu novo endereço.
    O nome deste processo de mudança de dados é ENDOSSO (veja as perguntas frequentes referentes ao endosso).

  • Como devo proceder em caso de venda do veículo segurado?

    Comunique a Apure através do (11)3567-9222 de segunda a sexta das 9hs às 17:30h. A corretora irá informar a seguradora que providenciará o cancelamento de sua apólice e, se for o caso, a Seguradora providenciará também a restituição do prêmio proporcional ao período não utilizado.

QUANTO AO CONDUTOR DO VEÍCULO

  • Quando contrato meu seguro devo mencionar todas as pessoas que dirigem meu carro?

    Não. No Questionário de Avaliação de Risco é necessário informar apenas o principal condutor, ou seja aquele que usa o veículo por 85% do tempo na semana.

  • Quem é o principal condutor de um veículo?

    O principal condutor é aquele que circula com o veículo no mínimo 85% do tempo. Caso haja mais de um condutor, é preciso informar quem mais utiliza o veículo e o questionário deverá ser preenchido com os dados do condutor mais jovem.

  • Para que eu possa autorizar condutores abaixo de 25 anos a utilizar o meu carro, como devo proceder?

    Ao responder o Questionário de Avaliação de Risco, você precisa estender a cobertura para condutores entre 18 e 25 anos.

  • Outras pessoas podem dirigir o veículo?

    Sim. Condutores com idade mínima de 26 anos de idade poderão dirigir o carro, sem prejuízo para a cobertura. Para que pessoas entre 17 e 25 anos possam dirigir o veículo, é necessário que o Segurado, quando responder o Questionário de Avaliação de Risco, opte por estender as coberturas contratadas para condutores na faixa etária de 18 a 25 anos.

SOBRE O BÔNUS

  • O que é bônus?

    É um desconto concedido ao cliente na renovação do seguro, em função de seu bom histórico.

  • Tive um acidente com o meu carro e terei que utilizar o seguro. Vou perder meu bônus?

    A perda se dará somente no momento da renovação, quando seu bônus será reduzido em uma classe.

  • O que deve acontecer para que eu perca o meu bônus?

    O bônus é reduzido nos casos de ocorrência de sinistro indenizável, ou seja, sempre que o cliente (ou o terceiro) for atendido pela seguradora para que o carro seja consertado ou ao receber o pagamento de indenização.

  • Se eu utilizar a Assistência 24 Horas, perco meu bônus?

    Não. Você pode utilizar a Assistência 24 Horas tranquilamente, sem que isso influencie seu bônus.

  • O seguro do meu veículo vence no próximo mês e eu gostaria de trocar de seguradora.Posso aproveitar o meu bônus?

    O bônus adquirido na sua atual seguradora poderá ser utilizado na próxima. Para isso, a nova seguradora deve ser informada sobre a classe de bônus da apólice que está em fim de vigência e se ocorreu sinistro.

  • Caso eu tenha outro acidente na mesma vigência de apólice e utilize o meu seguro novamente, perderei quanto do meu bônus?

    Na renovação do seguro haverá a perda de duas classes de bônus. Caso solicite mais um atendimento durante a vigência do seguro, haverá perda de três classes de bônus, e assim sucessivamente.

QUANTO A FRANQUIA

  • Posso escolher a modalidade de franquia?

    Sim. Ao contratar o Seguro você pode optar por uma das duas modalidades de franquia: normal e reduzida.
    Franquia normal: é aquela em que o cliente participa com um valor de franquia estabelecido para o veículo, na sua categoria tarifária.
    Franquia reduzida: o cliente participa com metade do valor da franquia normal, de acordo com o modelo do veículo. Porém, como sua participação obrigatória na franquia é menor, o custo do prêmio do seguro a ser pago será um pouco maior.

  • A franquia influencia o preço do seguro?

    Sim. Quanto menor a franquia, maior é o custo do seguro. Você deve optar pela combinação mais adequada às suas necessidades e a seu orçamento.

  • Para que serve a franquia?

    A franquia é um valor fixo, previsto na apólice, com o qual o cliente participa obrigatoriamente, em casos de sinistros de danos parciais ao veículo.
    Algumas garantias adicionais também possuem franquia, como vidros, acessórios, equipamentos, carroceria e blindagem, caso tenha sido destinada verba na apólice.

  • Nem todas as Coberturas estão sujeitas à aplicação de Franquia. É possível alterar o tipo de franquia?

    Sim. Você poderá alterar a qualquer tempo sua franquia por meio de um endosso na apólice, observadas as condições vigentes, desde que o seguro não tenha sido utilizado.

  • A franquia será cobrada em caso de acidente com terceiros?

    Não. O pagamento da franquia só é necessário para cobrir danos causados ao veículo segurado. Ao utilizar a garantia contra terceiros, você não precisa arcar com a franquia.

  • A franquia será cobrada em caso de indenização integral, ou seja, perda total do veículo segurado?

    Não. Você somente deve pagar a franquia em caso de perda parcial do veículo segurado.

EM RELAÇÃO AO ENDOSSO

  • O que é endosso?

    Endosso é qualquer alteração realizada no contrato de seguro.

  • O que é um contrato de seguro?

    É o instrumento jurídico na qual o segurado, mediante pagamento de prêmio, transfere à seguradora os riscos financeiros futuros do bem.

  • Devo sempre comunicar as alterações em meus dados e na situação do meu carro à Seguradora?

    Sim. O cliente deve sempre informar à seguradora toda e qualquer alteração no veículo segurado ou na sua própria condição para que a Seguradora possa fazer os ajustes na apólice.

  • Qual é a importância de manter a seguradora informada a respeito de meus dados e da situação de meu veículo?

    No contrato de seguro, o segurado transfere o risco de perda, dano em seu veículo ou de terceiro para a Seguradora. Por isso, a Seguradora deve ter conhecimento prévio de todas as condições do risco que está assumindo.

  • Quais alterações referentes à situação do meu veículo ou de meus dados cadastrais eu preciso comunicar à Seguradora?

    Nos casos de substituição de veículo, alteração de dados cadastrais (tais como mudança de endereço, de estado civil, número de telefone), contratação, substituição ou cancelamento de algum serviço ou de alguma garantia da cobertura/apólice e alterações de dados dos principais condutores informados no Questionário de Avaliação de Risco na data da contratação.

  • Eu preciso comunicar as alterações referentes à venda ou transferência do veículo?

    Sim, sendo que neste caso a seguradora terá o prazo de 15 dias para avaliar se aceita ou recusa o risco dentro das novas condições. A não comunicação de venda do veículo poderá acarretar a perda do direito à indenização.

  • Como a seguradora irá proceder com os meus novos dados?

    A Seguradora irá fazer o registro dessas informações e realizar novos cálculos de prêmio. Estas alterações poderão gerar um novo prêmio a pagar ou a receber.

DÚVIDAS QUANTO AO PAGAMENTO

  • Como regularizo o pagamento de meu seguro após o vencimento?

    Você precisa solicitar a regularização de sua apólice dentro dos prazos e normas em vigor e deverá submeter o seu veículo a uma nova vistoria.

  • O que vai acontecer se eu deixar de pagar uma parcela do meu seguro?

    A não quitação de qualquer parcela na data de vencimento implica na redução da vigência do seguro ou cancelamento da cobertura, de acordo com o tempo pago/período coberto.

  • Como é calculado o preço do Seguro?

    O preço do seguro varia de acordo com o veículo (ano e modelo), dados do Questionário de Avaliação de Risco, uso do veículo e garantias contratadas.
    Além disso, o tipo da franquia, o bônus e os descontos especiais também influenciam o preço.